Desafio 7 dias

Realizamos na nossa página do Facebook um desafio: selecionamos 7 vídeos sobre liderança para serem assistidos ao longo de uma semana.

Aprendemos muita coisa assistindo todos eles. Liderança é um conceito que se tornou “abstrato”, cujo teor parece ser conhecido por muitos coaches por aí. Não queremos construir conteúdos de auto ajuda ou de regras prontas. Queremos aprender e repassar nosso conhecimento sobre uma liderança desenvolvida através de estudos, boas referências históricas, técnicas de melhora não apenas como pessoa líder, mas como humanos que somos.

Liderança

Os vídeos que escolhemos eram focados em auto conhecimento, acontecimentos do dia a dia, relacionamentos. Todos eles muito humanos e empáticos.

O que aprendemos, em resumo:

  • O importante é não ser melhor que os outros, mas aprender com todas as pessoas e ser mais e melhor. Caráter é maior que reputação.
  • É preciso ter paciência, deixar que as coisas aconteçam e não reclamar nem arrumar desculpas, apenas fazer o seu melhor.
  • É muito importante olhar para o lugar certo, na hora certa, para antecipar mudanças nos negócios ou na vida pessoal. E para fazer isso temos que conhecer muito bem a nós mesmos e às pessoas que escolhemos para nossas vidas.
  • O quão diversificadas são as pessoas que te rodeiam? Grandes líderes sabem que ter pessoas diversificadas pode ser um a fonte de identificação de padrões e também de soluções diferentes das que você está pensando.
  • Não faça o que é familiar e confortável! Seja corajoso para ter novas ideias, para arriscar e desapegue do que deu certo no passado. Arrisque – se mais.
  • Lidere a si mesmo antes de liderar os outros. Pensar sobre e entender a si mesmo é o segredo para uma liderança justa e eficaz.

Sobre o meu vídeo favorito, Everyday Leadership, de Drew Dudley, eu (Ana) aprendi que o impacto que temos nas vidas uns dos outros é mais forte do que dinheiro, influência ou poder. E que qualquer um pode ser um líder de algo e ter influência sobre outrem e nós podemos tirar lições dessas pessoas se apenas estivermos abertos para reconhecer esse tipo de liderança.

Drew Dudley, especialista em liderança de alto desempenho.

 

O Elson gostou muito do vídeo Great leadership starts with self-leadership. Ele aprendeu que é preciso exercer liderança sobre si mesmo antes de exercer sobre as outras pessoas. Quando se fala sobre liderança, normalmente o tema consiste em técnicas para liderar os outros, mas pouco se fala sobre como liderar a si mesmo. Auto-consciência, auto-reflexão e auto-regulação (as três estrátegias de auto-liderança indicadas no vídeo) fazem toda a diferença no trabalho de um líder. Se um líder não for capaz de liderar a si mesmo, ele jamais será capaz de liderar as outras pessoas com eficiência.

E pra você? Qual desses vídeos mais te impactou e sobre o que ele te fez refletir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *